Pesquisar
Close this search box.

O que fazer em Curitiba: um guia da cidade dos parques e museus

Curitiba

Curitiba, a capital do estado do Paraná, é um destino cheio de atrações exclusivas que valem a pena ser visitadas.

Vamos destacar os pontos turísticos imperdíveis e as atividades mais interessantes para tornar sua viagem a Curitiba inesquecível.

A capital paranaense é uma cidade com a fama de boa infraestrutura, com muitos parques urbanos e um sistema de transporte eficiente, mas também é uma cidade com muitos locais para passeios culturais.

Mercado Municipal de Curitiba

O Mercado Municipal de Curitiba é um ótimo lugar para começar o passeio pela cidade. Localizado no centro, na Av. Sete de Setembro, nº 1865 e lá você encontrará uma variedade de lojas com frutas, verduras, sementes, temperos, cosméticos naturais e cafés.

Além disso, o mercado conta com uma praça com diversos restaurantes e lanchonetes com comidas regionais.

Jardim Botânico de Curitiba

O Jardim Botânico de Curitiba é um dos lugares mais visitados por moradores e turistas e é um simbolo da cidade.

Com um ambiente repleto de árvores e flores, o destaque fica por conta da estufa que abriga uma grande variedade de plantas.

Além disso, dentro do Jardim Botânico, você encontrará o Jardim das Sensações, um espaço sensorial que proporciona aos visitantes tocar, cheirar e ouvir a natureza.

O acesso ao Jardim Botânico é gratuito e o parque está aberto todos os dias, das 6h às 19h30. No entanto, é importante verificar se o parque está fechado em dias chuvosos ou úmidos antes de planejar sua visita.

Parque Tanguá

O Parque Tanguá é famoso por sua beleza e é considerado um dos melhores parques de Curitiba.

O parque é composto por antigas pedreiras desativadas, uma cascata, dois lagos e até uma pequena caverna artificial que pode ser visitada.

Parque Barigui

Um dos parques mais famosos de Curitiba é o Parque Barigui, conhecido por sua beleza natural. Seu nome é uma homenagem ao rio Barigui, que corta o parque e forma um lago na região.

É um lugar frequentado por famílias, casais, amigos e atletas, oferecendo uma ampla variedade de atividades ao ar livre. A entrada no Parque Barigui é gratuita.

Passeio Público

O Passeio Público é o parque mais antigo de Curitiba e está localizado no centro da cidade. Rodeado por prédios, o parque é um oásis de natureza em meio à agitação urbana.

O Passeio foi o primeiro zoológico de Curitiba por 50 anos e merece uma visita quando estiver no centro da cidade.

Ópera de Arame

A Ópera de Arame é um dos lugares mais visitados em Curitiba. Sua arquitetura é bonita e deferenciada. Uma cúpula de vidro que serve de palco para shows, teatro e outros eventos culturais da cidade.

Além disso, a área ao redor abriga o Espaço Cultural Paulo Leminski e um restaurante à beira do lago.

Os dias e horários de visita à Ópera de Arame variam de acordo com a programação do local, portanto, é recomendável verificar a disponibilidade quando planejar sua visita.

Centro Histórico e Largo da Ordem

O Centro Histórico de Curitiba abriga casas com arquitetura antiga, pequenos museus, templos religiosos e o Memorial de Curitiba, que oferece exposições gratuitas.

O Largo da Ordem, situado no centro histórico, é um ponto de referência importante da cidade, pois a placa do marco zero da cidade fica neste local.

Feirinha do Largo da Ordem

Aos domingos de manhã, acontece a feira mais famosa de Curitiba, a Feirinha do Largo da Ordem. Com muitas barracas de artistas vendendo seus produtos, além de pontos de venda de comida e bebida.

É um ótimo lugar para comprar artesanato, souvenires e provar pratos típicos.

Museus para visitar em Curitiba

Curitiba também é conhecida por seus diversos museus e destaca-se no turismo cultural:

Museu Oscar Niemeyer (MON): projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, este museu é um símbolo arquitetônico da cidade. Além das exposições temporárias de arte, você pode apreciar a arquitetura moderna do prédio.

Museu do Holocausto: um museu dedicado a preservar a memória das vítimas do Holocausto e educar sobre o tema.

Egípcio e Rosacruz: um museu com exposições sobre o Egito antigo e a cultura rosacruz.

Museu Paranaense: conta a história do estado do Paraná através das exposições deste museu.

Museu de Arte Contemporânea: arte contemporânea, com exposições permanentes e itinerantes.

Da Imagem e do Som: um museu da cultura audiovisual com exposições sobre cinema, música e fotografia.

Coisas para Fazer em Curitiba

Além das atrações turísticas já citadas, a capital paranaense proporciona uma ampla gama de opções de entretenimento:

City Tour a bordo do famoso ônibus de dois andares: é uma ótima maneira de conhecer a cidade e visitar vários pontos turísticos em um único passeio. Esta linha turística transporta os turistas aos principais parques urbanos, museus e também para o centro histórico.

O cartão de embarque custa R$ 50 e dura 24 horas, os cartões são vendidos diretamente nos ônibus. É possível embarcar na Linha Turismo em um dos pontos turísticos da cidade, descer na próxima parada desejada, e aguardar o próximo ônibus passar para conhecer mais um destino.

O ônibus passa a cada meia hora e funciona todos os dias, exceto na segunda, das 8h30 até o final da tarde e as saídas partem do centro da cidade , da rua 24 horas. Depois desse primeiro horário, é possível pegar o ônibus em outros pontos.

Conhecer bares e restaurantes: na cidade, você encontrará uma variedade de restaurantes e bares onde poderá experimentar pratos típicos locais, como o “Barreado”.

O bairro de Santa Felicidade é famoso por sua culinária italiana, e o restaurante Madalosso é uma atração de Curitiba.

Passeios ao ar livre: Curitiba é a cidade de inúmeros parques urbanos bem estruturados e bonitos.

Além dos parques já mencionados, outras áreas para atividade física, relaxamento e contemplação da natureza são os Bosques Zaninelli e Alemão e também os Parques Tingui, São Lourenço e Passaúna

Visita a Morretes de trem: se você tiver tempo extra em Curitiba, uma opção é fazer uma viagem de trem até Morretes.

Durante o trajeto, você poderá apreciar as paisagens da Mata Atlântica e da Serra do Mar. Morretes é famosa por sua arquitetura histórica e pelo prato regional chamado “Barreado”.

Como chegar em Curitiba

Curitiba possui uma excelente infraestrutura de transporte, com opções de ônibus e avião. O Aeroporto Internacional Afonso Pena é o principal ponto de chegada para voos nacionais e internacionais.

Além disso, a cidade conta com a Rodoviária de Curitiba, um dos maiores centros de transporte do Brasil, localizada no bairro Jardim Botânico, próximo à Avenida Presidente Affonso Camargo. Viajar de ônibus é uma opção econômica para chegar à cidade.

Curitiba: a cidade dos parques, museus e da excelente infraestrutura urbana

Curitiba é um destino turístico que oferece uma combinação de natureza, cultura e história.

Com uma variedade de parques, museus interessantes, opções gastronômicas, atrações culturais e da excelente infraestrutura urbana, esta cidade no sul do Brasil tem muito a oferecer aos turistas.

Para saber mais sobre a cidade de Curitiba, leia também: artigo do site melhoresdestinos.com.br

Você também pode gostar:

Explorando o Centro Histórico de São Luís, Maranhão | Top Dicas Viagens

A riqueza histórica de Minas Gerais: 5 cidades que encantam | Top Dicas Viagens

Bairro da Glória: passeio diferente pela cultura no Rio de Janeiro | Top Dicas Viagens

4 Destinos pouco conhecidos no Brasil para a sua próxima viagem | Top Dicas Viagens